quinta-feira, 29 de junho de 2017

A política de ontem e hoje em "Jailbird" de Kurt Vonnegut


política
Autor: Kurt Vonnegut
Título original: Jailbird (não traduzido para português)
Editora: Vintage Classics
Sinopse: Jailbird leva-nos a um mundo de puro Vonnegut, fraturado e cómico, onde há grandes crimes e baixos delitos no governo - e também no coração. Este conto irónico segue o burocrático Walter F. Starbuck, homem de Harvard, da sua chegada à Casa Branca de Nixon à sua ida para a cadeia como co-conspirador do escândalo de Watergate. O humor negro de Vonnegut resplandece nos corações frios e calculistas dos todos-poderosos gananciosos. Um retrato inesquecível do poder e da política dos nossos tempos. - GOODREADS (trad. Ana Nascimento)
Kaur
A história começa com o "velho" Starbuck prestes a sair após terminar a sua pena devido ao escândalo de Watergate - terá sido ele mesmo um co-conspirador?

Após a sua saída da prisão, Starbuck encontra-se com uma série de indivíduos que o tratam de uma forma estranhamente amigável. Estes encontros têm todos, ou quase todos, referências à corporação RAMJAC - um negócio conglomerado omnipresente e de grandes receitas económicas na América, ou seja, o capitalismo em pessoa/empresa.

Um retrato da América de Nixon, o capitalismo contra o socialismo. Uma obra bastante política e, de longe, não dos melhores livros de Vonnegut. Embora se note que foi Vonnegut a escrever e que o humor lá esteja, este é um trabalho muito mais sério.

Percebo a razão de não estar traduzido para português - a meu ver, é necessário ter uma grande bagagem da historia da América e de todos os escândalos políticos da época, do antes e do depois para se compreender esta história por completo.
No entanto, não deixou de ser uma boa leitura onde dei algumas gargalhadas.

Classificação: 3/5*

0 comentários:

Enviar um comentário