quarta-feira, 10 de maio de 2017

Opinião | "Como é Linda a Puta Da Vida" De Miguel Esteves Cardoso

Esteves
Título: Como é linda a puta da vida
Autor: Miguel Esteves Cardoso
Editor: Porto Editora
Idioma: Português
Classificação: 4/5 *

Sinopse: O regresso de MEC
«O que espanta num gato é a maneira como combina a neurose, a desconfiança e o medo - para não falar numa ausência total de sentido de humor - com o talento para procurar e apreciar o conforto e, sobretudo, a capacidade para dormir 20 em cada 24 horas, sem a ajuda de benzodiazepinas.
O gato é neurótico mas brinca. (...) Mas, acima de tudo, descobriu o sistema binário da existência.
Que é: dormir faz fome. Comer faz sono. Acordo porque tenho fome.
Adormeço porque comi. Nos intervalos, faço as necessidades.» - PORTO EDITORA

Opinião
É isso... Fui feliz com este livro. Não porque a minha vida é a melhor ou está melhor mas porque este livro fez-me aperceber que tudo o que eu acho que é mau - e faço um drama em torno de - é algo sem valor. Fez-me feliz.
Comecei a olhar para a vida com outros olhos e comecei a ver como realmente era linda, como era simples. Fiquei mais feliz.
O amor, a espera, os piqueniques, o tempo, lições de vida que os gatos nos dão. Aproveitar aquilo que tomamos por certo, aproveitar o tempo. Viver a p*ta da vida e deixar-nos de pensar demasiado. Ela lá se endireita, mais tarde ou mais cedo. Ter calma e viver todos os dias como se fossem os últimos, porque o passado já não volta e o futuro é só amanhã, ou daqui a uns minutos.

E uma emenda, "Vamos embora, Ernestina, que isto é tudo uma aldrabice" foi no meu filme português favorito de todos os tempos, "A Canção de Lisboa" ;) - meu querido Vasco, minha querida Alice.

Penso que li este livro na altura que o devia ter feito. Sim, admito que foi um livro que mudou a minha vida, pelo que mudou a maneira como comecei a olhar para a vida.

0 comentários:

Enviar um comentário