segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Óscares 2017 - Vencedores

A 89º cerimónia dos prémios da academia ficou marcada pelos seis prémios arrecadados pelo filme La La Land mas o vencedor da noite foi Moonlight que levou o prémio de melhor filme.

Devo salvaguardar que vi todos os filmes menos: Nocturnal Animals, 20th Century Women, Capitão Fantástico, Loving, Elle, The Red Turtle, Zootopia, My Life as a Zuchini, Silêncio, Hail, Ceasar!, Allied, Rogue One, 13 Hours, Sully, Deepwater Horizont. Não vi ainda nenhum filme das categorias de documentários e curtas-metragens, pelo que deixarei apenas um pequeno texto sobre o que tratam tais filmes/documentários.

Vou começar pelas categorias principais e terminarei com as categorias técnicas.

Categorias principais


Melhor Filme - MoonlightMoonlight PosterDe todos os nomeados, "Moonlight" é o justo vencedor. Quando vi o filme pensei que a academia nunca lhe iria atribuir o derradeiro prémio de Melhor Filme. Se formos a ver o filme toca em assuntos (ainda) taboo: um afro-americano com conflitos interiores, drogas, as dificuldades sentidas pela comunidade negra na América... Fiquei surpreendida pela positiva quando soube que este filme venceu. Penso que a academia mostrou que os preconceitos já não atingem tanto as suas escolhas como antes.
Toda a história é uma delícia de se assistir, é cru e mostra a realidade sem censuras, sem vergonha de abordar os assuntos que disse anteriormente. Para esta categoria estava indecisa entre outros dois filmes mas este é o verdadeiro e justo vencedor do Óscar para melhor filme.




Melhor actriz - Emma StoneEmma Stone PictureNão concordo com a atribuição do prémio a Emma Stone. A actriz tem um papel, a meu ver, muito banal. É, sim, uma boa actriz, mas este papel não faz jus ao seu talento.
De todas as nomeadas, penso que Natalie Portman fez um melhor trabalho como Jackie Kennedy, em "Jackie", e acho que seria a justa vencedora do prémio de melhor actriz principal.
Enquanto Emma Stone tem um papel num musical, num filme com uma abordagem original, penso que não puxa muito pelo talento que esta tem. Já Natalie Portman foi capaz de captar toda a essência de Jackie Kennedy, tanto na maneira de falar, de andar e na maneira de agir. O filme "Jackie" pode não ter sido tão bom assim, mas o papel de Portman foi impecável.




Melhor actor - Casey AffleckCasey Affleck PictureMais um prémio atribuído com o qual não concordo. Não gostei de ver Casey Affleck no filme "Manchester by the Sea". Foi um personagem que não me disse grande coisa e, mais uma vez, não puxou pelo talento do próprio Affleck.
Dos nomeados, pensei que ganhasse Andrew Garfield ("O Herói de Hacksaw Ridge") ou Denzel Washington ("Vedações"). Estes dois actores fizeram papéis muito mais puros e que nos fazem sentir mais por eles. Já o personagem de Affleck, Lee Chandler, não me fez sentir grande coisa.
Talvez não tenha compreendido o filme nem onde queriam chegar com o seu personagem?




Melhor realização - Damien ChazelleDamien Chazelle PictureEmbora não tenha gostado do filme "La La Land" tenho de tirar o chapéu à realização do filme. Damien Chazelle entrou numa área do cinema que se poderá tornar mais frequente depois do filme "La La Land". O filme está muito bem executado mas chega a uma altura em que parece que tentou demasiado para que o filme fosse bom. A meu ver, o argumento é fraco, banal e "mais uma história de amor". Já no todo, e esquecendo o argumento, todo o filme está impecável e bem executado.
Chazelle participou no argumento de "Whiplash" (2015) e o filme venceu numa categoria principal (melhor actor secundário) e em duas categorias técnicas (melhor fotografia e melhor mistura de som). Já neste filme Chazelle prometia voltar com um bom filme.






Melhor actriz secundária - Viola DavisViola Davis PictureUm prémio mais que merecido! Viola Davis participa no filme "Vedações" onde contracena com Denzel Washington e faz um papel que é um papelaço!
Em todo o rol de nomeadas para esta categoria, só Viola Davis poderia arrecadar o prémio de melhor actriz secundária no papel de Rose Maxon. O seu ponto alto no filme "Vedações" é o seu monólogo com Denzel Washington (Troy Maxon). Um papel perfeito e um prémio sem sombra de dúvidas bem entregue.




Melhor actor secundário - Mahershala Ali
Mahershala Ali Picture
Mahersala Ali faz o papel de Juan, um homem que ajuda Chiron (papel interpretado por três diferentes actores, visto estar partido entre infância, adolescência e idade adulta).
Embora apenas participe em pouco menos de metade do filme, é um personagem que não passa ao lado de quem vê o filme. É a chave de todo o filme, posso afirmar.
Uma actuação para ter em conta enquanto se assiste ao filme.






Melhor argumento adaptado - MoonlightMoonlight PosterComo vencedor de melhor filme, Moonlight teria de vencer na categoria de melhor argumento adaptado. Para além de Moonlight, "Lion - A Longa Estrada para Casa" e "Vedações" eram os meus favoritos para esta categoria.
Terei então de procurar o livro para o ler e dar então o meu parecer sobre esta categoria.








Melhor argumento original - Manchester by the SeaManchester by the Sea PosterEsta foi uma das categorias em que não achei os filmes nada de especiais mas a minha aposta pendia para o filme "Hell or High Water - Custe o Que Custar" seguido de Manchester by the Sea.
No filme vemos um tio que é obrigado a voltar a Manchester para cuidar do seu sobrinho mas a cidade traz-lhe memórias negativas e vemos Lee Chandler (Casey Affleck) numa tentativa de lidar com todos os seus problemas na cidade à qual não queria voltar. Será que consegue ultrapassar o seu passado?




Melhor documentário - O.J.: Made in AmericaO.J.: Made in America PosterMais um documentário sobre O.J. Simpson que se tornou quase um conto de culto da América moderna. É uma saga de raça, fama, violência e o sistema judicial americano. Mesmo após duas décadas do climax, a história de O.J. Simpson continua a fascinar as pessoas.








Melhor curta-metragem - Mindenki (Sing)Mindenki Poster

Esta curta-metragem é um drama passado em Budapeste, na Hungria, nos anos 90. É ainda inspirado numa história real de uma rapariga de coro que esconde um segredo por trás da sua fama.








Melhor documentário de curta-metragem - The White HelmetsThe White Helmets PosterUm documentário curto sobre um grupo de salva-vidas que arriscam a sua vida para salvar vítimas de bombardeamentos na Síria. Este grupo chamado de "capacetes brancos" dedicam a sua vida de forma voluntária para salvar os habitantes das cidades sírias bombardeadas.








Melhor longa-metragem de animação - Zootrópolis
Zootrópolis Poster
Zootrópolis é uma cidade onde vivem vários animais mamíferos. Judy Hopps é a primeira coelha a alistar-se na polícia e aprende rapidamente que o seu trabalho não é fácil. Determinada a provar que é capaz, esta não perde a oportunidade de tentar resolver um caso misterioso. Mas não conta que alguém lhe vá pôr entraves e tentar impedi-la que chegue aos seus objectivos.








Melhor curta-metragem de animação - PiperPiper PosterUma mãe pássaro tenta ensinar a sua cria a encontrar comida. Durante o processo passa por uma experiência traumática que terá de ultrapassar para que ela própria possa sobreviver. Uma curta-metragem Disney-Pixar








Melhor filme estrangeiro - Forushande (O Vendedor)
O Vendedor Poster
Um filme do realizador iraniano Ashgar Farhadi que se recusou a marcar presença na entraga dos prémios em solidarização com os seus compatriotas. O Irão é um dos países na lista criada por Donald Trump para impedir que cidadãos de certos países do médio oriente entrem nos Estados Unidos.
O filme relata os problemas pelos quais o casal Ranaa e Emad passam após começarem a ensaiar a peça de Arthur Miller "A Morte do Caixeiro-Viajante".
Asghar Farhadi ganhou anteriormente um Óscar com o filme "Uma Separação" (2012).

Categorias técnicas


Melhor fotografia - La La Land
La La Land: Melodia de Amor Poster
O prémio é bem atribuído embora ache que "O Primeiro Encontro" também merecia ter ganho esta categoria. Por mais que se pense que é ficção científica, "O Primeiro Encontro" não é mais um filme sobre extraterrestres, é muito mais que isso e tem uma história original.
Esperava sinceramente "La La Land" fosse ganhar este e estava certa.






Melhor música original - La La LandLa La Land: Melodia de Amor PosterCom "City of Stars", o filme leva a estatueta para melhor música original. Escrita e produzida por Justin Hurwitz, Benj Pasek eJustin Paul.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=GTWqwSNQCcg&w=300&h=169]






Melhor banda sonora - La La LandLa La Land: Melodia de Amor Poster












Melhor produção - La La LandLa La Land: Melodia de Amor Poster














Melhor edição - O Herói de Hacksaw Ridge
O Herói de Hacksaw Ridge Poster
Mais que merecido este prémio. A atmosfera do filme está muito bem concebida e não há preconceito em mostrar cenas mais violentas aos olhos dos espectadores.
Não posso deixar de salientar a maravilhosa actuação de Andrew Garfield (Desmond Doss) que também podia ter ganho o Óscar de melhor actor.






Melhor mistura de som - O Herói de Hacksaw Ridge
O Herói de Hacksaw Ridge Poster













Melhores efeitos especiais - O Livro da SelvaO Livro da Selva PosterUm remake do filme de animação com o mesmo nome. O pequeno Mowgli vai numa aventura pela selva depois da ameaça feita pelo tigre Shere Khan. Durante a sua aventura, embarca numa viagem de auto-conhecimento, sempre guiado pela pantera Bagheera e o urso Baloo.








Melhor edição de som - O Primeiro Encontro
O Primeiro Encontro Poster
É verdade que este filme prima pela imagem e pelo som, dando-lhe uma atmosfera que puxa o espectador para o ecrã como se este realmente lá estivesse.
Tenho pena que não tenha ganho em mais categorias.








Melhor guarda-roupa - Criaturas Fantásticas e Onde Encontrá-las
Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los PosterO prémio foi para um filme do franchise de Harry Potter. É um prémio também merecido. Conta a história de Newt Scamander em Nova Iorque, muitos anos antes de Harry Potter ler o seu livro em Hogwarts.








Melhor maquilhagem e penteados - Esquadrão Suícida
Esquadrão Suicida PosterNão vejo mais nenhum dos nomeados que conseguisse ganhar tão bem este prémio como "Suicide Squad"





name

0 comentários:

Enviar um comentário