terça-feira, 23 de maio de 2017

Opinião | O Mundo Mágico de "O Oceano No Fim Do Caminho"

Mágico

Autor: Neil Gaiman
Título: O Oceano no Fim do Caminho
Título original: The Ocean at the End of the Lane
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Este livro é tanto um conto fantástico como um livro sobre a memória e o modo como ela nos afeta ao longo do tempo. A história é narrada por um adulto que, por ocasião de um funeral, regressa ao local onde vivera na infância, numa zona rural de Inglaterra, e revive o tempo em que era um rapazinho de sete anos. As imagens que guardara dentro de si transfiguram-se na recordação de algo que teria acontecido naquele cenário, misturando imagens felizes com os seus medos mais profundos, quando um mineiro sul-africano rouba o Mini do pai do narrador e se suicida no banco de trás. - EDITORIAL PRESENÇA
Mágico
Sinto que fui atacada por este livro. Sugou-me para dentro das suas páginas, não me largou mais e duvido que alguma vez na vida o fará.
Foi o primeiro livro de Neil Gaiman que li e acho que não podia começar melhor. 
É mágico, é envolvente e, tal como Joanne Harris disse sobre o livro, é daqueles "que se apoderam de nós, de corpo e alma".

Toda a família Hempscock me delicia com as suas "magias", não bruxarias porque a avó Hempstock não gosta dessa palavra.

O livro, embora sejam memórias que um adulto tem de quando eram criança, toca em tantos assuntos importantes para os dias de hoje no que toca a "ser humano", ser criança e ser adulto, ir pelos caminhos feitos ou criar o nosso próprio caminho pelo meio do mato.

Não há maneira de contornar este livro nas nossas vidas. É um daqueles livros que se torna obrigatório ler!
E eu quero lê-lo de novo, pela primeira vez, para me espantar de novo com tudo. Para me assustar, para ter medo, para ser forte, para querer chorar, para compreender o que se passa com o jovem e com as mulheres Hempstock. Para ver todas as criaturas de novo, para me encontrar de novo com a gatinha, para ver as vermineiras, para... mergulhar no oceano.

Classificação: 5/5

0 comentários:

Enviar um comentário