segunda-feira, 17 de abril de 2017

Opinião | "Elizabeth is Missing" de Emma Healey

OpiniãoAutor: Emma Healey
Editora: Penguin Books
Editora em Portugal: Marcador (Título: "A Elizabeth Desapareceu)
Classificação: 4/5 *

Não sabia bem o que esperar deste livro mas sabia que o queria ler - não tivesse eu um carinho especial por todos os personagens seniores e rabugentos. O meu parecer? Vai tocar nos nossos corações e vai custar.

Maud Horsham, foi diferente dos outros seniores sobre os quais eu já li. Uma senhora de 82 anos com Alzheimer e com um grande mistério em mãos que apenas ela pode resolver. A sua amiga Elizabeth está desaparecida e ninguém vai parar Maud de encontrar as respostas que ela procura.

Este livro é difícil de começar, é verdade... Mas, na minha humilde opinião, foi feito com esse propósito. Andar para trás e para a frente no tempo, haver saltos no tempo dentro do mesmo capítulo sem aviso prévio. Maud vai-se recordando da sua meninice e do que se passou com a sua irmã Sukey, depois voltamos ao presente e há qualquer coisa que Maud está a fazer que é completamente errado (ou que já fez mais de dez vezes nesse dia). 
Quando o comecei só o quis pousar e parar de ler, maioritariamente por causa destes saltos no tempo que eu não compreendia mas algo me fez continuar. Chegou uma altura em que eu própria queria saber o que se tinha passado com Elizabeth, tanto era o mistério em torno dela. E só Maud me poderia dar as respostas às minhas perguntas, até porque inventei mil e uma teorias sobre o que se podia ter passado com Elizabeth.
O livro conta ainda com histórias paralelas, como é o caso da irmã de Maud, Sukey, e a história da "mulher louca" e Douglas. Toda a confusão no fim faz sentido, é preciso primeiro arrumar a casa.

Mas vamos ao cerne da questão: é um livro de mistério? Sim e não. Sim porque temos o factor Elizabeth que está desaparecida e Maud age como uma super detective com todas as suas notas que traz nos bolsos tentando contornar a sua doença. E não porque este livro não é um policial, não é mistério, não é acção. É pura e simplesmente sobre a doença de Alzheimer. É o relato de Maud e da sua vida, é ver as reacções das pessoas à sua volta que estão saturadas de terem de repetir as coisas mil e uma vezes.


Opinião


Nunca lidei de perto com uma doença destas, mas o facto de bastar apenas uma página para Maud deixar de reconhecer a sua própria filha segundos depois de estar a falar com ela parte-nos o coração. O mesmo com a sua neta e com todas as outras pessoas com quem interage. Abre-nos os olhos para a doença do ponto de vista do doente e do ponto de vista da família. Mostra-nos a dura realidade pela qual passam todos os dias.

Nós, como leitores, temos a hipótese de pousar o livro e não voltar à confusão que se passa na cabeça de Maud e esquecer a história para sempre sem chegar sequer ao fim. Já Maud, em nome de todos aqueles que sofrem de Alzheimer, não pode fugir da sua dura realidade.

I can see they won't listen, won't take me seriously. So I must do something. I must, because Elizabeth is missing.

0 comentários:

Enviar um comentário