quarta-feira, 1 de março de 2017

Wrap Up | Filmes de Fevereiro

Foi o mês dos Óscares e foi muito produtivo no que toca a filmes! Sem qualquer ordem em particular, vou deixar um pequeno comentário sobre cada um dos filmes e tentar não deixar nenhum spoiler!

collage

Moonlight | Drama | Realizador: Barry Jenkins 
O vencedor do Óscar para melhor filme deste ano. Um filme que surpreendeu muito pela positiva, tanto em termos cinematográficos como no que toca ao tema abordado. Acompanha Chiron desde a sua infância até à idade adulta e mostra como este lida com os seus problemas e questões interiores. O final do filme tocou-me muito visto tudo o que Chiron passa durante a sua vida.
Pontuação: 8,5/10 ★

Memento | Mistério, Triller | Realizador: Christopher NolanÉ a história de Leonard em busca do assasino da sua mulher mas tem um problema: depois de um acidente, não é capaz de utilizar a sua memória a curto prazo. A morte da sua mulher é a última coisa de que se recorda. Utiliza o seu tipo de letra como método de confiança no mundo que o rodeia, mundo esse que pode tirar partido da sua falta de memória. É um filme envolvente e a cronologia é original - as cenas deste filme começam pelo fim levando-nos a também ficar confusos com tudo o que se passa e quase que nos sentimos como Leonard. Um dos melhores filmes que já vi.
Pontuação: 9/10 

Amityville - A Mansão do Diabo | Drama, Terror, Mistério | Realizador: Andrew DouglasÉ o oitavo filme da série Amityville. Em 1985, George e Kathy Lutz mudam-se para uma casa em Long Island com os seus três filhos. O que eles não sabem é que houve um assassinato naquela casa há um ano atrás. O filme passa-se nos 28 dias seguintes à chegada da família àquela casa assombrada. É um filme com bons sustos para quem não viu a versão original do filme (1979), que quero ver num futuro próximo. No entanto, já vi melhores filmes de terror, mas este é bom para quem procura um terror de assombração.
Pontuação: 7/10 ★





Session 9 | Terror, Mistério | Realizador: Brad AndersonUma equipa de limpeza é contratada para limpar todo o amianto que se encontra no antigo hospital psiquiátrico. Durante as limpezas, Mike encontra uma caixa com ficheiros de antigos pacientes que por ali passaram e encontra um ficheiro em particular. A essa paciente foram diagnosticadas múltiplas personalidades e, numa das cassetes, Mike ouve a conversa que o médico tem com ela. A paciente não fala, mas falam outras vozes através dela. Enquanto isso, outro membro da equipa de limpeza, Hank, encontra um pequeno tesouro dentro das paredes do hospital.
Este filme foi um dos meus favoritos do mês de Fevereiro. É assustador e deixa-nos sempre alerta para o próximo susto ou sombra que possa aparecer. Além disso, leva-nos a tentar descobrir por nós próprios o que se passa com os personagens. É uma experiência fantástica!
Pontuação: 9/10 ★

Shutter | Terror, Mistério, Thriller | Realizador: Banjong Pisanthanakun, Parkpoom WongpoomMais um filme que me surpreendeu imenso!  Foi possivelmente o primeiro filme tailandês que vi na vida. Conta a história de um fotografo, Thun, e da sua namorada, Jane, que descobre sombras estranhas nas fotografias que o namorado tira. À medida que vão investigando o que se passa, o terror aumenta, assim como o mistério. Apercebem-se então de que os amigos de Thun também estão a ser assombrados. Jane descobre então que Thun não lhe contou certas coisas que passou antes de a conhecer.
É um filme repleto de mistério, perguntas por responder e às quais só recebemos resposta quase no final do filme. É impossível não gostar deste filme de terror, uma vez que o final é completamente imprevisível e mais imprevisível ainda de adivinharmos o que realmente se passou com Thun e os amigos!
Este filme é o original do remake americano com o mesmo nome.
Pontuação: 8/10 ★

Ju-On: A Maldição (I, II, III) | Terror, Thriller, Mistério | Realizador: Takashi Shimizu (I e II), Tob Wilkins (III)A maior parte dos amantes de terror viu este filme. O primeiro filme não me impressionou muito, uma vez que já o tinha visto anteriormente várias vezes. Conta a história de um espírito maléfico de Kayako e do seu filho Toshio que estão preso numa casa no Japão e que assombra todos aqueles que lá forem. Takashi Shimizu tornou-se um realizador de eleição para mim com estes três filmes (embora só tenha realizado os primeiros dois, também participou no argumento do terceiro e último filme).
No segundo filme, a história salta entre o Japão e Chicago e no terceiro conhecemos o único personagem que poderá terminar com a maldição de Kayako e Toshio. Não posso avançar muitos detalhes ou estarei a dar spoiler do que acontece. No geral, é uma trilogia muito boa e da qual quero ver as versões japonesas. O terror asiático, principalmente japonês, têm vindo a surpreender-me muito nos últimos dois meses. Arriscava-me a dizer que muitos dos remakes americanos não fazem jus aos originais asiáticos
Pontuação: Ju-On I 6,5/10 ★ | Ju-On II: 7/10 ★ | Ju-On III: 7/10 ★

Patient Seven | Terror | Realizador: Danny DravenUm psiquiatra de renome é o centro da trama deste filme. Em prol de escrever um novo livro sobre psiquiatria, este entrevista seis pacientes com doenças mentais distintas, mas estas não são entrevistas quaisquer. O Dr. Marcus quer tentar saber se algum dos pacientes finge ter uma doença mental para que não seja acusado dos seus actos brutais no passado. Mas parece que há um sétimo paciente.
O argumento deste filme é forte, os atores fazem papéis excelentes e tenho de salientar o trabalho feito pelo Daniel Lench como John Doe, o segundo paciente. Em todas as entrevistas somos levados ao passado de cada paciente e vemos os crimes e actos violentos que cada um realizou. Entramos numa lotaria de tentar perceber quem está a mentir e quem está a falar a verdade.
No entanto, já para o final fui ficando menos convencida de que este era um filme tão bom assim. Para dizer a verdade, penso que podia ser melhor explorado o caso do sétimo paciente.
Pontuação: 6/10  ★

Doutor Estranho | Acção, Fantasia, Aventura | Realizador: Scott DerricksonDr. Estranho (Dr. Strange) é um neurocirurgião que deixa de poder exercer a sua profissão devido a um acidente de carro. Este vai em busca da derradeira cura e acaba por encontrar um mundo cheio de realidades alternativas.
Benedict Cumberbatch faz um papel excepcional como Dr. Strange e os efeitos visuais estão no ponto da perfeição.
No entanto, o argumento é um pouco banal e previsível a partir de certo ponto.
Pontuação: 7/10 ★

Lion - A Longa Estrada para Casa | Drama | Realizador: Garth DavidUm dos filmes que vi para os Óscares. Baseado numa história real, conta a história de Saroo Brierley, um rapaz indiano de cinco anos que é afastado da sua família e se perde em Calcutá, onde vai parar a uma espécie de orfanato. É adoptado por um casal australiano que, mais tarde, adopta outro rapaz indiano. Quando cresce, sente que as suas origens o chamam e entra numa jornada para encontrar a sua mãe e o seu irmão.
É um filme lindíssimo, adaptado do livro escrito pelo próprio Saroo Brierley. É impressionante a actuação de Dev Patel e o seu envolvimento com o personagem que interpreta. Uma longa aventura em busca das origens e de si mesmo.
Pontuação: 8/10  ★

Elementos Secretos | Biografia, Drama, História | Realizador: Theodore MelfiAinda Rosa Parks não se tinha sentado na parte da frente do autocarro, ainda havia casas-de-banho separadas entre negros e brancos. No entanto, três mulheres - Katherine G. Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson - trabalham como "computadores humanos" para a NASA. Uma história inspiradora que nos faz pensar nas diferenças, nos direitos que os afro-americanos conquistaram nos Estados Unidos da América.
Saliento o enorme papel de Taraji P.Henson (Katherine G. Johnson) que deveria ter sido nomeada para melhor actriz secundária em vez da sua colega Octavia Spencer. Henson tem muito mais impacto na história com as suas corridas à casa de banho das mulheres negras, onde perde cerca de 40 minutos diários, dado que as casas de banho se encontram noutro local das instalações da NASA.
Pontuação: 8/10  ★

Hell or High Water - Custe o Que Custar! | Acção, Crime, Drama | Realizador: David MackenzieA história segue os consecutivos assaltos de Toby Howard e o seu irmão, que acabou de sair da prisão, numa tentativa de acumular o máximo de dinheiro para que possam pagar a hipoteca da casa da sua recentemente falecida mãe. Foi encontrado petróleo no rancho onde se encontra a casa e precisam de 48 000$ para assegurar o futuro dos seus filhos. O que eles não esperam é que um polícia e o seu ajudante os sigam em todos os assaltos que fazem, complicando as suas vidas.
Um filme que, a meu ver, ficou muito aquém daquilo que poderia ser. Achei a história bastante aborrecida. Esperava uma acção mais corrida, um género de Tom & Jerry, mas não foi isso que aconteceu.
Pontuação: 5/10  ★

A Lagosta | Comédia, Romance, Drama | Realizador: Yorgos LanthimosPassa-se num futuro distópico onde todos os solteiros são levados para O Hotel e obrigados a encontrar o seu parceiro para a vida em menos de 45 dias - uma das leis da cidade. Caso não o consigam, são transformados em animais que, no geral, todos detestam.
Um filme estranhíssimo mas hilariante que atira achas para a fogueira criticando a visão que a sociedade tem dos solteiros, isto é, quase que os obriga a ter alguém na sua vida mesmo contra a sua vontade. É interessante depois ver as "matanças" entre solteiros na floresta para que possam aumentar o número de dias que têm para encontrar o seu parceiro ideal. E ainda mais hilariante é ver solteiros a fingir terem algo em comum com outro solteiro apenas para que não sejam transformados em animais.
Pontuação: 6/10  ★

13 Pecados | Terror, Thriller | Realizador: Daniel StammUm filme onde qualquer um se pode tornar milionário ao realizar pequenas tarefas que são transmitidas através de chamadas telefónicas. São treze desafios e quantos mais se realizarem, mais dinheiro se ganha. Mas há um entrave: ou se vai até ao fim ou se perde todo o dinheiro arrecadado. As tarefas começam a ficar cada vez mais complicadas até que o derradeiro desafio chega: o 13º desafio!
Envolvente, assustador e impressionante. Somos capazes de ver até onde as pessoas vão para pagarem as suas dívidas, para ganharem mais dinheiro e isso custe o que custar! Os desafios são sempre piores que o anterior, começa com algo inofensivo até que não há volta a dar.
Pontuação: 7/10 ★

Sinister (I e II) | Terror, Mistério | Realizador: Scott Derrickson (I), Ciarán Foy (II)Um escritor muda-se com a sua família para uma casa assombrada, nunca contando à sua família. Anteriormente fez o mesmo mas desta vez manteve segredo porque prometeu à mulher que nunca mais iria pôr a sua família em perigo. Nessa casa encontra uma caixa cheia de vídeos caseiros Super 8. À medida que os vai assistindo, apercebe-se que são diferentes famílias mas que há ligação entre todos os filmes!
No segundo filme, é uma mãe que se muda para a mesma casa com os seus dois filhos gémeos.
Assustador e perturbador. O espectador assiste também ele aos filmes Super 8 e cada um é pior do que o anterior. Um terror diferente mas muito intenso! A história está muito bem construída. No entanto, o primeiro filme é superior ao segundo. Não porque se sabe o que se passa, mas porque no segundo filme o realizador já não esconde tanto o que se passa naquela casa. Não deixa de ser arrepiante! O primeiro filme está no top 5 do mês.
Pontuação: Sinister I 8,5/10 ★ | Sinister II 7,5/10 ★

collage2

Annabelle | Terror, Mistério, Thriller | Realizador: John R. LeonettiA prequela aos filmes "A Evocação", onde a boneca aparece pela primeira vez. John compra uma boneca para a sua mulher Mia, uma ávida coleccionadora destas. O casal acabou de se mudar com a sua filha, ainda bebé, e começam a viver situações paranormais após dois elementos de um culto satânico ter entrado em sua casa para os atacar. Desde então, a boneca nunca mais foi a mesma.
Para os amantes de "A Evocação" este filme é obrigatório. Baseado em factos reais, visto que a boneca, embora não igual à verdadeira, é real e encontra-se no Occult Museum dos Warren. Muito assustador para qualquer um mas em especial para quem tem medo de bonecas de porcelana. A boneca possuída pelo espírito maligno começa a ameaçar John, Mia e a sua pequena filha. Muitos sustos e cenas em que o movimento mal se nota mas que lhe dá um ambiente sinistro.
Em Agosto deste ano haverá um segundo filme sobre Annabelle.
Pontuação: 7,5/10 ★

O Despertar | Terror, Thriller | Realizador: Nick MurphyA história passa-se em 1971. Florence Cathcart expõe todos os falsos "bruxos" da sua época - estes fazem-se passar por mediums e burlam as pessoas da cidade. Florence visita uma escola onde foi avistado um fantasma e quer provar que é falso e embora haja fotografias que provem as sombras deste fantasma, esta crê que foi apenas a câmara que mexeu ao carregar no obsturador. Quando conhece as crianças e os funcionários, percebe que vai encontrar muito mais do que aquilo que alguma vez imaginou.
Vi este filme porque me surgiu as sugestões do IMDB e porque encontrei em opiniões de outros filmes que tinha visto e gostado anteriormente que "O Despertar" era um filme fantástico de terror. Não achei que fosse tão terror mas mais um thriller dramático. É muito parado e desenvolve lentamente, ao ponto de querermos parar a meio.
Pontuação: 5/10 ★

The Other Side of the Door | Terror | Realizador: Johannes RobertsDepois de se mudarem definitivamente para a Índia, o filho de Maria morre num acidente trágico e esta quer dizer-lhe adeus uma última vez. Esta fala com uma anciã da localidade e esta conta-lhe que pode visitar um templo antigo mas que, oiça o que ouvir, veja o que veja, não pode nunca abrir a porta dentro do templo. Esta viaja até ao local para falar com o seu falecido filho mas, desesperada, abre a porta que a anciã lhe disse para não abrir. A linha entre a vida e a morte no templo é muito ténue, o seu desespero por ver o filho e o cliché da maioria dos filmes de terror em fazer o que lhes dizem para não fazer vai trazer problemas à família.
Cliché ao mais alto nível. Este filme perdeu toda a credibilidade a partir do momento em que a mãe da criança abre a porta que lhe disseram expressamente para não abrir! Não acrescentou nada de novo ao género.
Pontuação: 4/10 ★

Jackie | Biografia, Drama | Realizador: Pablo LarraínUm filme sobre o que se passou após o assassinato do Presidente dos Estados Unidos da América John F. Kennedy e o tempo de luto de Jacqueline Kennedy.
Natalie Portman está impecável como Jackie - a maneira de falar, a maneira de andar, o olhar. Toda ela é Jacqueline Kennedy.
O filme é simples, tem algumas cenas que não esperava encontrar num filme deste género (imagens bastante explícitas do momento em que Kennedy é baleado no carro, imagens estas não de arquivo mas filmadas com Portman).
Pontuação: 7/10 ★

Espelhos | Terror, Mistério | Realizador: Alexandre AjaUm polícia de Nova Iorque é contratado para ser segurança num antigo centro comercial que ardeu anos antes. Após um passado na reabilitação e um casamento destruído, Ben vê neste emprego a oportunidade para recompor a sua vida. Dentro do centro comercial os espelhos ganham vida e começam a ameaçar a sua família nos espelhos da casa da sua irmã e na casa onde moram a sua mulher e filhos.
plot twist no final do filme faz valer todo o filme passado no escuro onde só se vêm espelhos e reflexos do passado que Ben consegue sentir no presente.
Pontuação: 8/10 ★

Terror nas Montanhas | Terror | Realizador: Alexandre AjaVi este filme mais uma vez porque surgiu como sugestão depois de ver o filme de que falei anteriormente, também porque o realizador é o mesmo e li críticas a falar muito bem do filme.
Uma família viaja pelo deserto e os pneus das suas auto-caravanas rebentam no meio do nada. Começam a acontecer coisas estranhas e estes sentem-se observados. É um filme lento ao início e muito semelhante ao "Escolha Perigosa". Ninguém está a salvo daquilo que vive nas montanhas e vales de deserto. Senti uma empatia enorme por Ruby - quem viu ou vir o filme perceberá a razão. É um filme pesado e tive a sorte/azar de ver a versão não censurada, o que significa que tem as cenas mais chocantes são mais longas e/ou piores do que a versão que passou nos cinemas. É um bom filme pelo mero facto de o fim o ter salvo.
Pontuação: 6,5/10 ★

Visions | Terror, Mistério | Realizador: Kevin GreutertEveleigh e David Maddox mudam-se para uma vinha numa tentativa de começar uma nova vida após um acidente de carro que deixou Evey com sintomas de stress pós-traumático. Estão à espera de um bebé e Eveleigh começa a achar que são as hormonas a activar o seu sexto sentido de mãe após ter as primeiras visões. Esta conhece Sadie nas aulas pré-parto, ficando amigas, e esta também concorda que ela está a sentir as hormonas. Sadie torna-se a sua melhor amiga e estão sempre juntas, visto que estão com os mesmos meses de gravidez.
As visões pioram e o seu médico aconselha-a a voltar a tomar os antidepressivos que tomava antigamente. Embora tema pela saúde do seu bebé, Evey começa a tomar os comprimidos e as visões desaparecem.
Será que Evey está louca? Estará a casa assombrada? Ou será outra coisa?
Pontuação: 6,5/10 ★

A Descida | Aventura, Terror, Thriller | Realizador: Neil MarshallApós um acidente trágico (e bastante gráfico também) Sarah perde o seu marido Paul assim como a sua filha ainda pequena. Esta entra em depressão e, para tentar ajudar, as suas amigas, que também viajavam no carro quando aconteceu o acidente, decidem ir numa expedição para escalar e explorar uma caverna. Corre tudo bem e o filme torna-se aborrecido até que começam a aparecer silhuetas que provam que as amigas não estão sozinhas dentro das cavernas.
Todo o filme se passa num escuro demasiado escuro que cansa a vista. Não se consegue ver nada de todo e isso fez-me perder um pouco o interesse. As cenas são todas iluminadas por chamas incandescentes ou pequenos fogos que as raparigas fazem.
O final deixou a desejar... muito até, mas percebo-o. Esperava outra coisa deste filme.
Pontuação: 5/10 ★

Uma Chamada Perdida | Fantasia, Terror, Thriller | Realizador: Takashi MiikeUma rapariga começa a receber uma chamada misteriosa no seu telemóvel. Quem liga deixa uma mensagem no voicemail e é possível ouvir como vão morrer. A chamada é feita... do futuro, que marca o dia e a hora exactos em que a pessoa vai morrer.
O filme é baseado numa lenda urbana japonesa. Segundo a lenda, qualquer pessoa que esteja nos contactos guardados da última pessoa a morrer pode ser a próxima.
É um filme inteligente com uma ideia interessante. É impressionante ver como as mensagens de voicemail passam a ser imagens e vídeos de como o dono do telemóvel vai reagir à sua morte segundos antes de morrer.
Pontuação: 7/10 ★
name

2 comentários:

  1. […] espécie de “Terror nas Montanhas” misturado com “Jeepers Creepers” e “A Descida” no que toca à […]

    ResponderEliminar
  2. […] um ambiente muito Amityville no que toca à casa e no levar um dos membros da família à loucura, no entanto parece mais do […]

    ResponderEliminar