Autor: Ricardo Araújo Pereira
Editora: Tinta- da-China Edições
Classificação: 4/5 *
Classificação: 4/5 *
Sinopse:
O primeiro livro de Ricardo Araújo Pereira depois da publicação de seis volumes de crónicas e guiões radiofónicos
Já não é preciso esperar mais para saber o que RAP tem a dizer sobre humor. Podíamos fazer uma piada acerca da importância deste livro mas — porque o humor não é «apenas» humor — o melhor é mesmo lê-lo.
«Esta é a minha hipótese: humor, ou sentido de humor, é, na verdade, um modo especial de olhar para as coisas e de pensar sobre elas. É raro, não porque se trate de um dom oferecido apenas a alguns escolhidos, mas porque esse modo de olhar e de raciocinar é bastante diferente do convencional (às vezes, é precisamente o oposto), e a maior parte das pessoas não tem interesse em relacionar-se com o mundo dessa forma, ou não pode dar-se a esse luxo. Somos treinados para saber o que as coisas são, não para perder tempo a investigar o que parecem, ou o que poderiam ser. Este livro procura identificar e discutir algumas características dessa maneira de ver e de pensar.» — RAP
Opinião:
Um livro que faz jus ao título. É realmente uma espécie de manual de escrita humorística!
R.A.P. consegue fazer um manual sobre o humor e fazer-nos rir com a teoria e todos os exemplos que dá de comédia - tanto literária, cinematográfica e no teatro, com cartoons à mistura.
Teorias dos grandes filósofos gregos também estão fortemente presentes neste pequeno livro sobre o humor e tudo aquilo que este envolve - a doença, o sofrimento e a morte que entram num bar e troçam consigo e com os outros.
Pequeno mas mais vale falar pouco e bem do que encher um livro com redundâncias.
Deixo aqui ainda um vídeo onde Ricardo Araújo Pereira fala um pouco sobre o título do seu livro ;)
0 comentários:
Enviar um comentário