terça-feira, 16 de maio de 2017

Opinião | A Assustadora Série "Channel Zero"


Série

Uma série de terror lovecraftiano do canal SYFY baseada numa conhecida creepypasta chamada "Candle Cove", da autoria de Kris Straub - curiosos, este link leva-vos à creepypasta original. 

Creepypasta vem do conhecido copypaste e significa que é uma história contada na internet, em blogues, foruns e grupos online onde o autor (ou não) publica uma história que se torna mito urbano. Normalmente são histórias curtas que despertam terror em quem as lê por serem contadas como coisas banais mas que, no final, têm uma reviravolta assustadora.

Pelo que sei, é a primeira vez que uma creepypasta é adaptada para uma série de televisão - não sei se o mito urbano Slenderman, até agora com vários filmes sobre o mesmo, conta como sendo uma creepypasta - e, se continuarem a adaptar pequenos textos, como se pode ver na história original, para séries de televisão, vamos chegar a um outro nível de terror. Este nível de terror é mais real que o terror a que estamos habituados a ver na televisão, para além do facto de nos parecer muito real, embora também penda muito para o irracional. São os medos mais irracionais que as pessoas têm que dão origem a estas histórias de terror que, a mim pessoalmente, me satisfazem bastante.

No entanto, nem todas as pessoas são capazes de ver o que há de especial nas creepypastas.

Série

Voltando à série, é baseada num suposto programa televisivo direcionado às crianças, cujo tema principal eram piratas, que passou nas televisões no início dos anos 70. Todas as crianças que assistiam ao programa começavam a agir de forma estranha e tinham pesadelos com os personagens do programa. 
Na história original, assim como na série, uma das crianças, agora adulta, pergunta à mãe se se lembra de falar sobre isso em casa. Ao que a mãe responde que o seu filho ficava a olhar para a estática da televisão durante 30 minutos.

Aparentemente, apenas crianças podiam ver o Candle Cove e, como é sabido, há uma manipulação por via da frequência da televisão, que era diferente para os outros canais, e que manipulava as crianças para cometerem crimes.

Série

Nick Antosca, o director que adaptou a creepypasta para a televisão, fez um trabalho brilhante ao melhorar a história dando-lhe um toque lovecraftiano e muito sereno - aquilo que se espera encontrar numa creepypasta mas sempre com as reviravoltas inesperadas e assustadoras. Além disso, adicionou um personagem que provocará pesadelos aos espectadores visto que tem o corpo coberto de dentes - sim, dentes.

Série

Mike Painter, interpretado por Paul Schneider, viu o seu irmão gémeo morrer porque ambos assistiam a Candle Cove. Depois de ter alta de um hospital psiquiátrico, Mike volta à sua cidade natal para resolver de uma vez por todas os assassinatos de crianças ocorridos há 30 anos atrás. 

Quando chega a casa não é por mera coincidência que o programa volta a passar na televisão e as crianças da pequena vila começam a assistir e a agir de forma estranha dias depois, demonstrando comportamentos violentos entre si.

Série

Mike vai, então, procurar respostas com a ajuda dos seus amigos de infância, que ao início não acreditam numa palavra do que este diz mas que, aos poucos, se vão lembrando do programa a que assistiam.

Um aspecto interessante da série é o super poder do irmão gémeo de Mike, Eddie Painter, que começa a controlar a mente daqueles que este deseja - no seu caso eram crianças que praticavam o bullying - e leva-os a agirem de forma violenta, mesmo contra eles próprios.

No entanto, sendo Mike gémeo de Eddie e sabendo, no final, que ambos podem controlar a mente, não é explicado em qualquer altura por que razão Mike nunca controlou os outros nem como Eddie recebeu esse super poder.

O final é deveras surpreendente e, à medida que se desenrola esta pequena série de 6 episódios, vamos compreendendo o que está por trás do Candle Cove e dos assassinatos das crianças.

A primeira temporada foi sobre Candle Cove e haverá uma segunda temporada onde Nick Antosca desenvolverá outra creepypasta chamada "No-End House".

Classificação: 7/10

0 comentários:

Enviar um comentário